ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O mundo recorda as vítimas do holocausto

O mundo celebrou ontem (27) o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com o tema ‘As mulheres e o Holocausto: coragem e compaixão’, instituído em 2005.

A comemoração lembra as histórias de mulheres que durante a Segunda Guerra Mundial lutaram para manter as tradições familiares e religiosas e enfrentaram a ameaça de morte corajosamente.

A Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou no dia 1º de novembro de 2005, a resolução 60/7 que designa 27 de Janeiro, como o Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas do extermínio nazista.

Vários países, incluindo Grã-Bretanha, Itália e Alemanha, já consideravam 27 de janeiro o dia da memória das vítimas do Holocausto porque foi nessa data, em 1945, que os soviéticos liberaram o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia.

A resolução, proposta por Israel, foi co-patrocinada por outros 104 países e aprovada por consenso, sem necessidade de votação.

O texto da resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.

Para essa ocasião o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon publica uma mensagem na qual afirma que a cada ano, a comunidade internacional se une em memória do Holocausto e reflete sobre as lições que não devemos esquecer. É uma celebração anual de vital importância.

“No aniversário da libertação de Auschwitz-Birkenau, o maior e mais famoso dos campos de extermínio nazista lembramo-nos dos milhões de judeus, assim como dos prisioneiros de guerra, dissidentes políticos e membros de grupos minoritários, tais como os ciganos e Sinti, homossexuais e deficientes físicos, que foram sistematicamente assassinados pelos nazistas e seus simpatizantes”, destacou o Secretário-Geral das Nações Unidas. Este ano, a homenagem é dedicada às mulheres que sofreram no Holocausto.

“Mães e filhas, avós, irmãs e tias, que tiveram suas vidas irrevogavelmente mudadas, separadas de suas famílias e com suas tradições destruídas. Contudo, apesar de terríveis atos de privação, discriminação e crueldade, elas sempre encontraram maneiras de lutar contra seus perseguidores”, continuou o Secretário-Geral das Nações Unidas.

O Secretário-Geral concluiu afirmando que famílias nunca mais devem ter de suportar o tipo de horror visto durante o Holocausto.

“Só trabalhando em conjunto poderemos evitar o genocídio e pôr fim à impunidade. Ao educar as novas gerações sobre esse terrível episódio de nossa história”, disse Ban Ki-moon.



Fonte: A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário