ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Bento XVI apela a clima de confiança entre católicos e ortodoxos

Papa recebeu Comissão Internacional Mista para o Diálogo Teológico, que reúne representantes das Igrejas cristãs do Ocidente e Oriente


Cidade do Vaticano, 28 Jan – Bento XVI pediu hoje aos líderes católicos e ortodoxos um “clima de confiança e aceitação mútua”, em benefício de todas as comunidades cristãs, especialmente as que enfrentam “desafios e dificuldades” no Médio Oriente.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o desafio foi lançado esta manhã, durante uma audiência do Papa com representantes da Comissão Internacional Mista para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais, no Palácio Apostólico do Vaticano.

“Muitos de vós vêm de regiões onde os crentes e as comunidades cristãs enfrentam desafios e dificuldades, que são para todos nós motivo de grande preocupação” declarou Bento XVI.

“Que a intercessão e o exemplo dos muitos mártires e santos, que deram um testemunho corajoso de Cristo em todas as Igrejas, tragam força e apoio a todos vós e às vossas comunidades cristãs”, salientou ainda.

A Comissão Internacional Conjunta para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais foi fundada em 2003, numa iniciativa do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristão, em parceria com as autoridades das Igrejas Ortodoxas Copta, Síria, Apostólica Arménia, Etíope, Eritreia e sírio-malancar.

O organismo reuniu esta semana em Roma, para abordar matérias como a comunhão e a comunicação que existia entre as Igrejas cristãs, antes de se dar a separação, há 15 séculos atrás, e o papel desempenhado pelo monasticismo na vida da Igreja primitiva.

“Temos de estar confiantes de que a vossa reflexão teológica vai levar as nossas Igrejas não só a um entendimento mais profundo, mas a continuar com determinação esta jornada rumo à comunhão plena, conforme a vontade de Cristo” conclui Bento XVI.


Fonte: Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário