ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

terça-feira, 3 de setembro de 2013

No Dia da Cultura de Paz, rabino e cônego lembrarão heroísmo de Irena Sendler

Irena Sendler


Por ocasião do Dia Internacional da Cultura de Paz, que se celebrará em 21 de setembro, o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista, e o cônego José Bizon, da Casa das Reconciliação, participarão em São Paulo do 107º Fórum do Comitê da Cultura de Paz, uma parceria da UNESCO com a Associação Palas Athena.

No evento, que será realizado no dia 10 de setembro, às 19h, no auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), os dois religiosos homenagearão a heroína Irena Sendler.

Sendler (1910-2008), polonesa católica, serviu na Resistência aos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Ela conseguiu retirar clandestinamente mais de 2.000 crianças judias do Gueto de Varsóvia, dando-lhes documentos de identidade falsos e moradia fora do gueto, poupando-as da morte no Holocausto.

Os nazistas descobriram suas atividades, torturaram-na, e condenaram-na à morte, mas ela conseguiu escapar e sobreviveu à guerra. Bem mais tarde, foi premiada com a maior honraria da Polônia pelos seus esforços humanitários e também foi indicada para (mas não ganhou) o Prêmio Nobel da Paz, em 2007. Por uma interessante coincidência, seu nome, em grego, Eirene, significa paz.


A importância de lembrá-la é clara, como nota a Palas Athena: “Se Irena Sendler foi capaz de defender a vida em condições tão extremas, com certeza também nós seremos capazes de oferecer um futuro a tantos jovens brasileiros vítimas da indiferença social e da violência estrutural”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário