ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Padre Bizon é novo cônego da Arquidiocese

Domingo, 9 de setembro de 2012, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, presidiu missa na catedral da Sé, onde deu posse do ofício de cônego honorífico do Cabido Metropolitano de São Paulo, ao padre José Bizon, atualmente diretor da Casa da Reconciliação e encarregado da pastoral do diálogo ecumênico e inter-religioso da Arquidiocese de São Paulo. Estiveram presentes na celebração seis cônegos pertencentes ao Cabido, padres, diáconos, seminaristas, alunos do padre Bizon, além de seus familiares e amigos.

A nomeação do cônego Bizon aconteceu no dia 21 de dezembro de 2011, festa litúrgica de são Pedro Canísio, presbítero e doutor da Igreja, após o arcebispo ter consultado e ouvido as indicações dos cônegos catedráticos que compõe o Cabido.

O cerimonial da posse de cônego teve início com a leitura do decreto arquiepiscopal de nomeação e com a profissão de fé do cônego José Bizon, que conforme costume da Igreja, ocorre sempre que são assumidos encargos ou funções.

Em seguida, o novo cônego, com a mão sobre o livro dos Evangelhos, prometeu obediência a dom Odilo, aos seus sucessores e a Santa Igreja e ainda, conservar e defender os direitos, ônus, privilégios e funções da Igreja Catedral Metropolitana de São Paulo e observar atenta e religiosamente os estatutos e costumes da Igreja presente na arquidiocese.

Por fim, dom Odilo investiu e constituiu o padre Bizon cônego da Igreja Catedral Metropolitana, absolvendo de quaisquer excomunhões, interditos e outras penas eclesiásticas que por ventura existissem sobre o nomeado, para que assim de forma lícita e valida tomasse posse do ofício concedido, entregando-lhe o anel, impondo-lhe o barrete e conduzindo-o ao lugar que lhe compete no coro do presbitério.

Fonte: O São Paulo
Créditos: Rubens Carneiro

10 Setembro 2012

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário