ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cardeal Scherer dialoga com jovens judeus em encontro inter-religioso



O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, participou de um encontro promovido pelo Programa de Novas Gerações do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL), no Clube “A Hebraica”, zona oeste da capital, nesta quinta-feira (28).

A atividade com a presença de seu presidente do CJL, o brasileiro Jack Terpins, e de um representante do grupo vindo especialmente para a ocasião, Javier Mutal.

Além de dom Odilo, Michel Schlesinger, rabino da Congregação Israelita Paulista (CIP), participou do encontro. Eles falaram aos jovens sobre a atual relação da Igreja Católica com a comunidade Judaica, tanto no Brasil como no mundo.

O coordenador do Programa de Novas Gerações no Brasil, Marcelo Secemski, lembrou que o rabino e o Cardeal já estiveram juntos no México, em um encontro da maior importância para o diálogo inter-religioso, e que essa é uma premissa do CJL. Também, enalteceu a liberdade que há no Brasil de cada optar por seguir sua fé e professá-la livremente.

O rabino Michel iniciou sua reflexão com um retrospecto dos laços de trabalho conjunto entre a Igreja Católica e os esforços nesse sentido, lembrando que no Brasil, em fevereiro de 1981 foi criada a Comissão de Diálogo Inter-religioso, e que atua, basicamente, em três frentes, a saber: o diálogo institucional, o teológico para viabilizar estudos de conhecimento mútuo sobre cada fé, e como não poderia deixar de ser, as ações conjuntas entre elas.

O cardeal Scherer reafirmou as palavras do rabino, e destacou que o diálogo tem uma longa e frutuosa história. Disse ele: “Temos um afeto e proximidade ao povo de Israel e à comunidade judaica e à sua sabedoria”. E concluiu: “Que este Encontro sirva para a valorização para nossa herança e tarefa comum”.

Ambos apostaram no conhecimento das crenças, costumes, história, para incentivar a harmonia entre os seres. “Que possamos sempre promover ocasiões de conhecimento e diálogo. Isso é o que permite se espantar os fantasmas”, concluiu dom Odilo.

(Fotos: Luciney Martins)
Fontes: Blog WebJudaica e o jornal O SÃO PAULO